Curso de Maquiagem Profissional

Tempo de leitura: 8 minutos

Procurando um curso de maquiagem de qualidade? neste artigo eu te apresento 4 dos melhores cursos presenciais oferecidos pelo mercado para você iniciar imediatamente sua formação profissional!

Você é apaixonada por maquiagem?  

curso de maquiagem
Maquiar com as amigas é tudo de bom, né?

Entre suas amigas você sempre foi aquela mais por dentro de todas as tendências, todas te perguntavam sobre dicas de maquiagem, e você é, definitivamente, uma expert nos melhores truques de maquiagem?

Seu  jogo de maquiagem, por ser tão completo, é motivo de orgulho, e se maquiar é uma verdadeira terapia! Sua paixão e conhecimento são tão completos que até já passou pela sua cabeça ter seu próprio blog ? Se sua resposta foi positiva para todas essas perguntas, te faço mais uma: você já pensou em ser uma maquiadora profissional?

Sim? então este artigo vai atrair muito seu interesse, pois aqui vou te contar como dar seu primeiro passo rumo à carreira de maquiadora: faça um curso de maquiagem profissional! Neste artigo aqui te contei sobre curso de maquiagem online e agora irei te apresentar algumas alternativas de cursos presenciais.

Escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida. – Confúcio

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho do maquiador profissional é bastante diversificado, é possível trabalhar em  em salões de beleza, atendendo uma clientela variada como noivas, madrinhas, debutantes e convidadas. No meio artístico, se prepare para atuar na maquiagem do elenco em emissoras de televisão, teatro e dança! Outra área muito atrativa de trabalho são os desfiles de moda, grandes eventos e editoriais de revista. Além disso, há ainda a possibilidade de atender em domicílio, oferecendo um serviço personalizado e exclusivo.

Para quem se destina o Curso de Maquiagem Profissional?

Os cursos se destinam aos profissionais de beleza que querem se aprimorar na área , ampliar sua oferta de serviços e atualizar suas técnicas de maquiagem, bem como aos iniciantes que desejam aprender a maquiagem passo a passo para um resultado profissional, os tipos de maquiagem para cada ocasião e ,assim, transformar essa paixão em uma profissão!

Importância da formação profissional para a maquiadora

A formação profissional é extremamente relevante para qualquer carreira de sucesso, por meio dela é possível desenvolver habilidades profissionais bem como  adquirir conhecimento necessário para executar diversos tipos de maquiagens. Além disso, estimula a capacidade de criação e prepara a maquiadora para o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.

Em geral, nos cursos são ensinados módulos como: história e evolução da maquiagem; perfil profissional; relacionamento com cliente; análise e cuidados com a pele;  noções de visagismo; instrumentos utilizados, acessórios e produtos; maquiagem básica,  social e corretiva;  moda, tendência e adaptação, além outros módulos com técnicas de maquiagem mais específicas, tais como: noivas, artística, etc.

Onde posso fazer o meu curso de maquiagem profissional?

Invista na sua formação profissional

É possível fazer seu curso na modalidade online, como expliquei neste post aqui, ou de forma presencial. Existem vários cursos profissionalizantes de excelente qualidade em todo o Brasil, para este artigo pesquisei alguns institutos que possuem escolas em diversas cidades.

1# Instituto Embelleze

O Instituto é a maior rede de franquias da América Latina voltada para formação profissional em beleza. Além do curso de maquiagem profissional, oferece formação para cabeleireiros, designer de sobrancelhas, massagistas, manicures e pedicures, entre outros. Neste link aqui é possível localizar o Instituto em sua região.

2# Instituto L’Oréal

Atualmente, existem sete centros de ensino no Brasil: Rio de Janeiro (Centro e Tijuca), São Paulo (Butantã, Campinas e Tatuapé), Curitiba e Belo Horizonte. É disponibilizado um Salão-Escola para os futuros profissionais aplicarem, na prática , os conhecimentos adquiridos sob orientação e supervisão de instrutores. Para conhecer mais sobre o curso acesse este site.

3# Curso de Maquiagem SENAC

O SENAC é referência no Brasil em formação profissional em diversas áreas, e o curso de maquiagem profissional é um dos mais tradicionais do ramo. São oferecidos diversos cursos de maquiagem tanto para especialização de profissionais quanto para iniciantes que desejam ingressar no mercado de trabalho. Por meio deste link é possível acessar o site do SENAC da sua região e obter maiores informações sobre os cursos oferecidos.

4# Liceu de Maquiagem

Liceu de Maquiagem é um espaço criado pelos maquiadores Vanessa Rozan e Vito Mariella, escrevi sobre a Vanessa neste artigo, e surgiu como uma proposta inovadora. É um espaço super cool em São Paulo que mistura escola e salão de beleza, é uma referência em tendência, moda e estilo. Para maiores informações sobre o Liceu e os cursos oferecidos clique aqui.

5# Escola Madre

A Escola foi criada, em São Paulo, pela maquiadora profissional Simone Barcelos. Além de ser especialista em Maquiagem, Pós-Graduada em Cosmetologia Aplicada à Estética pelo Senac, ela atua fortemente na área de ensino e treinamento em beleza.

O Espaço foi concebido com o  objetivo de unir profissionais e empresas da indústria criativa  para a troca de experiências e expansão do conhecimento da beleza, moda e artes visuais. Além dos cursos de maquiagem profissional, para os diversos níveis, a Escola oferece formação em penteado, cursos na área de fotografia, blog e mídias sociais. Para conhecer mais sobre os cursos, acesse o site deles!

A Escola Madre tem um vasto corpo de professores, dentre os diversos profissionais altamente especializados e famosos no  mercado, uma se destaca: Juliana Rakoza! Escrevi sobre ela neste meu artigo.

 

Em geral, a carga horária desses cursos profissionalizantes varia de 100hs a 164hs e o investimento de R$ 1.000,00 a R$ 4.000,00. É interessante se informar a respeito dos valores na unidade específica da sua cidade, pois pode haver variação de preços.

Lista de Materiais

Materiais para seu Curso de Maquiagem Profissional

Em alguns cursos pesquisados todos os produtos de maquiagem (nacionais e importados) são fornecidos, em outros, o aluno deve comprar maquiagem necessária para uso nas aulas práticas. De qualquer forma, considere como investimento, uma vez que você estará montando sua maleta de maquiagem completa para sua atuação profissional.

Ainda sobre sua maleta de maquiagem, esta é um exemplo de lista solicitada pelo curso do SENAC. Não se esqueça que esse tipo de custo deve ser incluído no planejamento financeiro da sua formação profissional.

Sem dúvida nenhuma investir em um curso de maquiagem profissional é o primeiro passo para o ingresso na carreira de maquiadora. Realizar seus estudos de forma presencial tem como grande benefício o aprendizado ao vivo, a prática da técnica de maquiagem passo a passo com o (a) professor(a) ao seu lado, a interação pessoal com outros colegas entre outras vantagens.

Entretanto, se essa opção não for acessível para você  por ser um investimento muito alto, pela indisponibilidade de tempo ou até geográfica, esses argumentos não serão pretextos para que você adie a realização do seu sonho, sabia? pois neste artigo aqui eu te explico como iniciar sua formação profissional por meio de curso de maquiagem online.

Agora, se você é uma verdadeira apaixonada por maquiagem e gosta de aproveitar oportunidades de negócios, não deixe de ler este meu artigo. Nele eu dou ótimas ideias de como ganhar dinheiro com maquiagem!

Dicas

Como dica final um conselho é unânime: não pense que o diploma em mãos irá te fazer uma profissional reconhecida. Se inspire em maquiadores famosos (escrevi sobre isto aqui), estude suas carreiras, treine muito, esteja sempre por dentro das inovações e tendências do mercado. Essas atitudes curiosas e proativas irão determinar seu sucesso profissional, independente do valor do seu curso ou maleta de maquiagem.

Gostou de saber como dar seu primeiro passo rumo à carreira de maquiadora? então te convido a fazer parte da minha Lista VIP, cadastre seu email aqui para receber mais dicas incríveis como essa diretamente na sua caixa de mensagens!

Caso tenha se lembrado de alguém que, assim como você, está interessado (o) em fazer um curso de maquiagem compartilhe esse artigo, para que cada vez mais pessoas também se tornem maquiadoras profissionais!

Por fim, escreva aqui nos comentários sua opinião caso já tenha feito algum desses cursos para ajudar outras pessoas a escolherem a melhor opção, ou ainda indique bons cursos aí na sua cidade! Vou adorar saber!

Empreenda com Beleza 

Com carinho, Priscila Bearzi